Add to Technorati Favorites
Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2010

Preparação da Quaresma 2010

Olá! Depois de alguns dias sem aparecermos por aqui com novas notícias do grupo, este tem reunido todos os domingos onde se tem feito a reunião do grupo, (com a oração e com a elaboração de um projecto para a Paróquia de Santa Maria Maior que o grupo está a preparar, no qual falaremos melhor no post seguinte).

Neste momento falaremos um pouco sobre a época que se aproxima: Quaresma e a participação do grupo nas cerimónias religiosas que acontecem neste período na nossa Paróquia.

Vamos explicar algumas coisas sobre está época cristã, tais como:

1 - O que é a Quaresma?;

2 - Qual a sua importância?;

3 - Qual o seu período cronológico?;

- Entre outras questões.

 

1: O que é a Quaresma?

A Quaresma é o tempo do Ano Litúrgico preparatório da Páscoa e que vai da Quarta-Feira de Cinzas até Quinta-Feira Santa (a Quinta-Feira Santa já pertence ao Tríduo Pascal).

 

- Quando surgiu este tempo de Quaresma?

A Quaresma surgiu no séc. IV, a seguir à paz de Constantino, quando multidões de pagãos quiseram entrar na Igreja. Duas instituições a ela estão ligadas; a penitência pública e o catecumenado. Daí o seu duplo carácter penitencial e baptismal. Inicialmente durava 3 semanas, mas depois, em Roma, foi alargada a 6 semanas (40 dias), com início no actual I Domingo da Quaresma (na altura denominado Quadragesima die, entenda-se 40.º dia anterior à Páscoa).

 

2 - Qual a importância da Quaresma?

 

 

A Quaresma é um tempo forte de penitência. Para assegurar expressão comunitária à prática penitencial, sobretudo no tempo da Quaresma, a Igreja mantém o jejum e a abstinência tradicionais. Em Portugal, são dias de jejum para os fiéis dos 18 aos 59 anos (a menos de dispensa, por doença ou outra causa) a Quarta- Feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa (convidando a liturgia a prolongar o jejum deste dia ao longo de Sábado Santo). E são dias de abstinência de carne, para os fiéis depois dos 14 anos (embora seja bom que a iniciação nesta prática se faça mais cedo), as Sextas-feiras do ano (a menos que cesse a obrigação pela coincidência com festa de preceito ou solenidade litúrgica), com possibilidade de substituição por outras práticas de ascese, esmola (caridade) ou piedade, embora seja aconselhado manter a prática tradicional nas sextas-feiras da Quaresma.

 

No que respeita à esmola, ela deve ser proporcional às posses de cada um e significar verdadeira renúncia, podendo revestir- se da forma de "contributo penitencial" (ou "renúncia quaresmal") com destino indicado pelo Bispo.

 

 3 - Qual o seu período cronológico?
O termo Quadragesima (que deu a nossa "Quaresma") passou depois a designar a duração dos 40 dias evocativos do jejum de Jesus no deserto a preparar-se para a vida pública. Como, tradicionalmente, aos Domingos nunca se jejuou, foi necessário acrescentar alguns dias para se perfazerem os 40. Daí a antecipação do início da Quaresma para a Quarta-Feira de Cinzas.


Depois de feita uma pequena abordagem à importância desta época de preparação da Páscoa, a vivência da Quaresma tem muita importância, como sendo um tempo de reflexão, reconciliação connosco próprios, com os outros e com Deus Pai.

Amanhã a Quaresma inicia-se com a Quarta-Feira de Cinzas. Passamos de seguida a explicar a simbologia deste dia e depois mostramos como vão começar as cerimónias religiosas na nossa Paróquia.

 

 Quarta-Feira de Cinzas: «A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãoscatólicos

recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência

 

 

 

 Quarta-Feira de Cinzas na Igreja Matriz, (Paróquia de Stª Maria Maior):

- Eucarístia a realizar pelas 8:00 seguida de momentos de reconciliação ou confissões, (estando alguns Padres disponiveis nesses momentos).

-  Eucarístia das 18:00 seguida também de momentos de reconciliação ou confissões, (estando de novo, diversos Padres do concelho, disponiveis para a reconciliação das pessoas).

Nas duas Eucarístias do dia, haverá um momento em que o Paroco lança cinzas pelas pessoas como sinal dos cristãos de redenção perante Deus. 

 

Ainda na Quaresma, haverá a partir do dia 19 - Sexta-feira e todas as sextas-feiras seguintes ate à Páscoa a celebração da Via-Sacra, (siginifica o caminho sagrado que Jesus Cristo teve ate á sua morte na Cruz).

A Via Sacra realiza-se todas as sextas-feiras a partir das 21 horas e para cada Estação da Via Sacra cada grupo da Paróquia, (desde acólitos, coral, passando por outros, até ao nosso grupo) participaração nas estações pegando na cruz e velas e ficando responsáveis pelas leituras da sua Estação.

Em breve traremos aqui o Programa da Via Sacra, (que o nosso grupo irá participar) e onde virá a disposição dos grupos na estação respectiva da Via Sacra.

 

Terminamos por agora desejando-Te uma BOA QUARESMA, que esta seja de prepração e encontro com Deus-Pai.

Publicado por gjemanuel-chaves às 22:41
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?
BlogBlogs

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Santo Natal e Próspero An...

Atividades de Natal

Convívio de S. Martinho 2...

Benção das Camisolas

OBRIGADO(A) PELAS 0010005...

Resposta ao Comentário so...

Preparação para Domingo

Camisolas do Grupo

Reunião de 16 de Outubro

Reportagem sobre o Convív...

Arquivos

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags

Links

On-line

online

Visitas


View My Stats
blogs SAPO

subscrever feeds