Add to Technorati Favorites
Domingo, 24 de Janeiro de 2010

Momentos XVIII - Barraca do Grupo na Feira dos Santos e Festa de Natal

Olá! Esperamos que estejas a passar um bom fim de semana e em particular um bom Domingo - Dia do Senhor.

Mais uma vez partilhamos contigo um tema que ultimamente temos reforçado aqui no blog do grupo de jovens - Momentos. Este tema quer seja apresentado em vídeos ou fotos ou cânticos do grupo, tem como objectivo mostrar a todos o que grupo tem feito ao longo dos anos na paróquia, além de ser uma forma de lembrar e agradecer todos os jovens que contribuirem e enriqueceram o mesmo grupo.

Hoje no tema momentos, que se apresenta na XVIII apresentação, trazemos algumas fotos de uma edição da Feira dos Santos de Chaves, onde o grupo participa com a sua barraquinha para angariar fundos para as suas actividades a realizar ao longo do ano. Mostramos por último fotos de uma edição da Festa de Natal onde o grupo participou.

 

Começamos pela Feira dos Santos....

Quanto a esta feira e desde o momento em que o Grupo de Jovens Emanuel teve a iniciativa de participar nela, em cada ano e de forma antecipada as coisas iam sendo antecipadas, para durante a Feira do Santos estar tudo organizado para com a barraco pronta, se dar início à venda de rifas para angariação de fundos.

Antes de mostrar as fotos descrevomos um pouco da organização da nossa Participação na Feira:

- A partir de Setembro até aos dias antecedentes da Feira, (30-31 e 1 de Novembro) organizavam-se as coisas.

Em primeiro havia uma lista de lojas da cidade e de algumas empresas, (como o exemplo da Munivel ou Mundo da Música) em que cada jovem do grupo se comprometia a levar uma carta a lojas e empresas, onde se descrevia quem era o grupo, o porquê de pedir a ajuda, qual a finalidade que os seus donativos tinham e a data em que o elemento do grupo passaria nessa loja/empresa. Lembro que os donativos que cada empresa ou loja dava eram produtos que eles tinham para vender aos seus clientes.

Na devida data referida na carta, os jovens passariam nas lojas e empresas e recolhiam as ofertas dadas pelos seus proprietários, ao qual se agradecia prontamente a sua colaboração.

De seguida e reunidas todas as ofertas, os jovens juntavam-se uma noite e no Jardim de Infãncia da Lapa para fazer a contagem do material, divisão em lotes e iniciava-se em pequenos papéis a descriçao de cada objecto, sendo depois bem dobrado, dando resultado à rifa.

 

Depois de se fazer todo este trabalho, num outro domingo, eram criadas equipas para estar nos diferentes turnos de 3/4 horas durante os dias da feira. Cada equipa tinha entre 6/8 elementos e tinha um chefe de equipa que ficava responsável no final do seu turno de fazer a contagem do material existente na barraca e do dinheiro angariado até ao momento.

Posto todo este trabalho, um dia antes de se inciar a feira era montada barraca, (que ficava perto do Posto de Turismo no Jardim do Bacalhau) pelos elementos masculinos do grupo e eram deixados já aí algums materiais para venda e identificação do grupo.

Lembramos que a barraca durante o ano era guardado na casa de uma pessoa amiga do grupom, numa aldeia perto de Chaves.

 

Aqui ficam algumas fotos da participação do grupo...

Pedimos desde já a tua ajuda para identificares alguns jovens que aparecem nas fotos e o ano respectivo das fotos.

 

Animador do grupo no interior da barraca dos Santos. Quem será?

 

A boa disposição reuniava entre estes jovens do grupo...

 

Quem serão estes 3 jovens?

 

E aqui aparecem mais dois jovens que ajudavam na barraquinha d Grupo. O Diogo Ramos e...quem será a menina ao lado? 

 

E aqui aparecem mais alguns jovens...entre os quais José Pimentel, Luís...e quem serão os outros jovens!?

 

Eis aqui outro momento de animação...o Artur á esquerda e à direita quem será o animador mascarado?

 

 

Mais 3 jovens: Sónia, Artur e Miguel  (todos com a identificação do Grupo).

 

Mais jovens junto da barraquinha e o animador a animar os que passavam, entusiasmando-os a comprar uma rifa e entregando depois um brinde às crianças...rebuçados ou chupa-chupas, (como se pode ver a criança junto do animador).

 

 

Mostramos uma última foto sobre os jovens participantes na barraquinha dos Santos. Para esta foto pedimos a tua ajuda...querm serão estas jovens?

 

Nota: Lembramos que o valor de cada rifa no qual saia sempre um prémio, tinha o valor de 0.50 escudos, (correspondendo agora a 0.25 centimos).

No final da edição da Feira dos Santos os rapazes do grupo desmontavam a barraca do grupo e ela seria guardada, tal como o material que sobrasse, (resultaria para venda no ano seguinte). No domingo seguint na reunião de grupo seria feita a análise das receitas de venda dass rifas, (dinheiro que seria utilizado depois em actividades ao longo do ano a realizar pelo grupo, em especial a viagem anual).

 

Festa de Natal 

 

Passamos agora a mostrar algumas fotos da participação do grupo na Festa de Natal.

Lembramos que o grupo realizava todos os anos a Festa de Natal, um pouco antes do Natal. Esta festa chegou a ser realizada no Lar de Santa Marta, (feita pelos jovens  com dinamização de músicas e encenação do nascimento de Jesus para os idosos).

Pedimos a TUA ajuda para nos dizeres o local, data e os jovens que vês nas fotos seguintes...

 

Alguns dos jovens da foto que estão a cantar são o Augusto e José pimentel e nos instrumentos a tocar são o Artur e o Ricardo. Quem será a jovem que se encontra ao lado direito do Augusto?

 

Concegues reconhecer algum dos jovens que se encontra no Palco, (além dos mencionados anteriormente)...!?

 

Esta foto mostra todos os jovens do grupo, com um gorro de Natala cantar músicas alúsivas há época.

 

Nesta última foto, vê-se o Artur a tocar saxofone e o Augusto a cantar bem animado...

 

Com esta última foto terminamos o post de hoje dedicado a dois momentos marcantes de actividades que já se fizeram no grupo: Barraca da Feira dos Santos  e a Festa de Natal.

Hoje e infelizmente não se realizam estas duas actividades, devido aos poucos jovens que há no grupo e dos que estão, quase todos estão na universidade, o que tem impedido de fazer com que se organize este tipo de actividades com toda a organização que as envolve.

Esperamos num futuro próximo com mais jovens possamos reinicar estas actividades e outras e dinamizar mais e melhor o grupo na Paróquia de Santa Maria Maior em Chaves.

 

Não nos podemos esquecer de mais uma vez de agradecer a todos os jovens que passaram nno grupo e que marcam actividades como as que apresentamos em cima, dos quais destacamos:

- Augusto,

- Artur;

- Sónia;

- José Pimentel;

-  Diogo Ramos;

- Eduardo;

- Ricardo Fernandes;

- Margarida;

- Miguel;

- Susana;

- entre outros(as) que deram o seu grande contributo no grupo.

 

Muito Obrigado(a) a TODOS!!

 

Agradecemos também a todas as pessoas que directa ou inderectamente contribuirem na barraquinha dos Santos, (quer a comprar uma rifa, quer comerciantes ou empresários que deram algum produto para vendermos na barraca). Foi devido a estas pessoas que posteriormente a cada ediçao da Feira dos Santos em que o Grupo de Jovens participou conseguiu com o dinheiro adquirido poder fazer algumas actividades.

 

Não nos podiamos esquecer das nossas queridas Irmãs Efigénia e Maria José, que muito contribuem no grupo em tudo! Sem elas o grupo não seria o mesmo.

 

P.S.: Gostariamos de receber a tua mensagem acerca deste post ou mesmo se foste elemento do grupo, gostaria de vermos aqui uma mensagem tua...Ficamos á espera!!

Publicado por gjemanuel-chaves às 19:04
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?
BlogBlogs

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Santo Natal e Próspero An...

Atividades de Natal

Convívio de S. Martinho 2...

Benção das Camisolas

OBRIGADO(A) PELAS 0010005...

Resposta ao Comentário so...

Preparação para Domingo

Camisolas do Grupo

Reunião de 16 de Outubro

Reportagem sobre o Convív...

Arquivos

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags

Links

On-line

online

Visitas


View My Stats
blogs SAPO

subscrever feeds