Add to Technorati Favorites
Domingo, 2 de Agosto de 2009

Jornal Semeando - Junho de 2009

Para terminar por hoje com as novidades, apresentamos agora a edição de Junho de 2009 do Jornal Semeando, (do grupo Juventude Eucaristica Franciscana, ao qual o nosso grupo está ligado).

Só hoje nos foi possível actualizar as notícias, no que diz respeito ao Semeando, pois só ontém a Irmã Efigénia nos deu no encerramento o Jornal.

 

Aqui os destaques da edição de Junho do Semeando....

 

Meta:

"E tudo faço por causa do Evangelho, para dele me tornar participante. Não sabeis que os que correm no estádio correm todos, mas só um ganha o prémio? Correi, pois, assim, para o alcançardes. Os atletas impõem a si mesmos toda a espécie de privações: eles, para ganhar um coroa corruptível; nós porém, para ganhar uma coroa incorruptível. Assim, também eu corro, mas não ás cegas, dou golpes, mas não no ar. Castigo o meu corpo e mantenho-a submisso, para quee não aconteça que, tendo pegado aos outros, venha eu próprio a ser eliminado. (1 Cor. 9).

 

Chegámos ao final da corrida proposta para este ano: correr com Paulo até à Meta, que é Cristo.

É tempo de balanço!

Como foi a minha corrida?

Que meta procurei atingir?

Consegui chegar ao fim, ou desisti a meio?

Que mais me custou nesta corrida até Cristo?

Que sacrificios e privilégios experimentei para ganhar esta corrida?

Que prémio me espera? Quem foi o vencedor?

 

Neste tempo que nos lança para o descanso, precisamos encontrar espaço para fazer avaliação da nossa corrida interior.

 

Serei capaz de arriscar um tempo de paragem para medir a minha capacidade de correr até Cristo.

Urge um tempo para Deus, onde sinta o seu abraço de Pai que me acolhe com alegria e amor no final da corrida.

Deus precisa de jovens capazes de lutar, correr, arriscar um mundo melhor.

Deus precisa de mãos abertas, corações disponiveis, olhos atentos, ouvidos despertos e pés prontos para caminhar.

Deus precisou muito de mim neste ano de corrida que terminou.

Respondi-lhe com entusiasmo?

Estou disposto a continuar esta corrida?

Toda a nossa vida é corrida e combate, desafio e luta, aventura e risco.

Talvez tenham faltado as forças, o entusiasmo, a energia e a coragem.

Mas a terei permanecido fiel à pista que o Senhor colocou em meus pés?

 

"Combati o bom combate, terminei a corrida, permaneci fiel." (2 Tim 4)

Mas o bom combate da fé contínua.

Há uma nova corrida...

Cada dia é uma aventura, um passo até Cristo.

Mesmo no descanso das férias, precisamos correr...!

 

Com os grupos...

Dia 25 de Abril, o secretariado da JEF rumou pela segunda vez até Freixo de Espada à Cinta, para acompanhar e visitar os grupos de Freixo e de Ligares.

Estiveram presentes 13 elementos dos grupos referidos. Neste encontro o secretariado trabalhou as frases que couberam aos grupos para aprofundar para a Assembleia da JEF.

No final do encontro, o secretariado foi agradecideo por gestos muito carinhosos por parte dos dois grupos: um cravo de Abril e um simbolo com uma mensagem.

 

Conto - Sete Maravilhas

 

Pedimos a um grupo de estudantes que escrvessem uma lista do que eles pensavam ser "As sete maravilhas do Mundo" dos nossos dias. Houve algumas diferenças mas seguem as respostas que tiveram mais votos:

- As grandes pirâmides do Egipto;

- O Taj Mahal;

- O Grande Canyon;

- O canal do Panamá;

- O Empire State Building;

- A Basilica St-Pierre;

- A Grande Muralha da China.

Enquanto se contavam os votos, a professora nota que um estudante ainda não tinha entregue o seu papel. Então ela pergunta ao jovem se estava a ter dificuldades em fazer a sua lista.

- Sim, um pouco. É dificil de escolher porque existem tantas!

- Diz o que tu já escreveste e talvez te possa ajudar.

O jovem hesitou mas depois disse:

Eu penso que as Sete Maravilhas do Mundo são: ver, ouvir, tocar, provar, sentir, rir, amar.

Toda a turma ficou em silêncio absoluto. Estas coisa são de tal maneira simples e corriqueiras que nos esquecemos até que ponto são maravilhosas!

 

Nestas férias procurarei fomentar em mim um olhar maravilhado e um coração agradecido por tudo quanto o Senhor me concede.

Não me posso distrair nem desperdiçar as suas graças!

 

Visitadores

Dia 10 de Maio, incorporado no encontro de Visitadores do Sacrário em Balsemão, 31 jovens de Ligares, Freixo de Espada á Cinta, Pereira e Passos, particiaram nas actividades propostas pelo secretariado da JEF.

A actividade iniciou com o Cântico das criaturas de Francisco de Assis que, em grupos, trabalharam através de cartolinas e marcadores. Depois, lida e explorada a passagem bíblica de Mt 25, 14-30, foram propostas algumas questões sobre a passagem e a vocação. Após o plenário foi feita uma oração de compromisso e de envio.

 

VIII Assembleia

Pelas 9.30h do dia 23 de Maio, o Santuário de Nossa Senhora de Balsemão, em Chacim, vestiu-se de laranja para acolher a VIII Assembleia JEF. Vários grupos oriundos dos grupos JEF, algumas Florinhas e Visitadores do Sacrário, caminharam, rezaram e celebraram a alegria de viver na corrida para Cristo.

Depois do Acolhimento com o ensaio de alguns cânticos e a distribuição de bonés, fitas e t-shirts, subimos o cabeço do Santuário viajando com S. Paulo, rezando e louvando o Senhor através do canto.

Chegados ao topo, e após um breve intervalo para retemperar as forças, tivemoss uma mesa redonda, onde se tratavm alguns assuntos: a Eucaristia, (Pe. Eduardo), onde foi apresentada a sua estrutura e a importância que tem para qualquer cristão e, sobretudo para um jovem eucarístico como nós; Os jovens de hoje, (Pe José Bento), abordando os interesses dos jovens e as suas carcateristicas nesta sociedade conturbada; e Paulo de Tarso e Francisco de Assis, (rmã Emília Seixas), as suas semelhanças no seguimento de Cristo como meta.

 

Já perto da uma da tarde, celebrámos a eucaristia. Nela apresentámos ao Senhor os envelopes que foram trabalhados nos grupos e durante o ano, para mais tarde serem entregues a outros grupos. Com cânticos  e a ajuda de alguns grupos, a eucaristia, foi sem dúvida o momento mais alto do dia. Nela sentimo-nos mais perto da meta que procurámos.

Terminada  a refeição espiritual, chega o momento do almoço. Os grupos lá se foram juntando de volta dos farnéis e apetite não faltava.

Todo o cabeço reflectia o laranja das t-shrts e um sorriso franciscano que brotava do rosto de cada jovem que procurava ser mais feliz.

 

A tarde cultural iniciou com a abertura por parte de um grupo de jovens orientado pela Ir. Florbela, aludindo às Cartas de S. Paulo e à necessidade de correr até à meta que é Cristo.

Seguidamente, cada grupo apresentou o trabalho baseado numa frase de Paulo que o Secretariado propôs.

Foi uma tarde muito variada e que bem mostrou a capacidade criativa dos jovens e o empenho das irmãs no acompanhamento dos grupos.

No final da apresentação dos grupos, decorreu a troca de envelopes entre os mesmos. A cada grupo calhou um envelope de outro grupo, cheio de mensagens elaboradas ao longo do ano nas reuniões JEF.

Foram ainda chamadas as irmãs reponsáveis pela animação dos grupos JEF, às quais foi dado um pequeno símbolo, manifestandoo assim, o secretariado, todo o apreço que tem pelas irmãs que se dedicam com entusiasmo à causa juvenil.

O encontro terminou com a entrega de um pergaminho contendo a mensagem de esperança e de compromisso para os jovens. Ao mesmo tempo se cantava que acompanhou toda a actividade pastorl deste ano: Com Paulo, corramos para a Meta!

 

Ide e Ensina!

Ide e anunciai o Evangelho,

Porque ninguém deve ficar sem o escutar.

Ide e anunciai o Evangelho,

Porque a ninguém se pdoe negar este tesouro

de e anunciai o Evangelho.

Porque se de graça o recebeste, de graça o deves dar.

Ide e anuncai o Evangelho,

Porque Deus fala-te através da palavra.

Ide e anunciai o Evangelho,

Porque nunca se deve ocultar.

Ide e anunciai o Evangelho,

Porque o que é bom para ti, tens de o partilhar com os outros.

Ide e anunciai o Evangelho,

Porque Deus necessita de ti.

E eu estarei contigo até ao fim dos tempos,

Porquem sem Mim nada podeis fazer;

Porque de Mim te virá a força para anunciá-lo;

Porque tu sozinho não és nada, mas Comigo, és tudo.

Confia em Mim...  

Tu és meu mensageiro...

Confia em MIm.

 

Pedro Muñoz Peñas

 

Correio...

"Trazemos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se  veja que este extraordinário poder é de Deus e não é nosso. Em tudo somos atribulados, mas não esmagados; confundidos, mas não desesperados, perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não aniquilados. Trazemos sempre no nosso corpo a morte de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifesta no nosso corpo. Estando ainda vivos, estamos continuamente expostos á morte por causa de Jesus, para que a vida de Jesus seja manifesta também na nossa carne mortal.

Assim, em nós opera, a morte, e em vós a vida. Animados do mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: Acreditei e por isso falei, também nós acreditamos e por isso falamos, sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos há-de ressuscitar com Jesus, e nos fará comparecer diante dele junto de vós. E tudo isto faço por vós, para que a graça, multiplicando-se na comunidade, faça aumentar a acção de graças, para a glória de Deus.

(In 2 Cor. 4, 7-15)

 

Cá chegou, mais uma carta para nós.

Fala-nos de um tesouro, o tesouro dos tesouros que transportamos em vasos de barro. Somos frágeis, muito frágeis.

Qualquer coisa pode quebrar o material de que somos feitos. Mas o tesouro não perde o seu valor por isso.

Deus quer guardar o seu amor infinito em nossos vasos frágeis para o podermos espalhar pelo mundo.

Assim, toda a nossa vida está exposta ao perigo...podemos quebrar, adad a nossa fragilidade. Mas animados pela fé, acreditamos que Cristo continua a ressuscitar nas vitórias de cada dia.

Somos atribulados, mas não esmagados, porque nos habita a confiança que nos protege.

Somos confundidos, mas não desesperados, porque nos habita a certeza naquele que nos conhece.

Somos perseguidos, mas não abandonados, porque nos habita a certeza naquele que nos acompanha.

Somos abatidos, mas não aniquilados, porque habita em nós Deus-Amor.

Trazemos no nosso vaso a morte, mas também a vda de Cristo, o amor de Deus.

Cuidemos deste amor...mesmo na fragilidade do nosso vaso.

 

Para terminar ficam aqui os contactos da Juventude Eucarística Franciscana:

Telef.: 273329130

www.sfrjs.org 

 

Em Setembro traremos mais notícias do Semeando...

Até lá, vão ficando com as surpresas que aqui vamos colocando.  

Publicado por gjemanuel-chaves às 15:20
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?
BlogBlogs

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Santo Natal e Próspero An...

Atividades de Natal

Convívio de S. Martinho 2...

Benção das Camisolas

OBRIGADO(A) PELAS 0010005...

Resposta ao Comentário so...

Preparação para Domingo

Camisolas do Grupo

Reunião de 16 de Outubro

Reportagem sobre o Convív...

Arquivos

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags

Links

On-line

online

Visitas


View My Stats
blogs SAPO

subscrever feeds