Add to Technorati Favorites
Quinta-feira, 9 de Abril de 2009

Destaques da Rádio Renascença na Semana Santa

Para terminar com os destaques de hoje, não poderiamos deixar de referir uma programação especial da Rádio Renascença, que dedica parte da sua emissão semanal à Semana Santa e as celebrações cristãs que vão acontecer.

Porque nem todas as pessoas podem assistir às cerimónias na Igreja, por doença ou por outra razão, a rádio é sempre uma boa opção, quando temos boas escolhas, e a Rádio Renascença, fala por si, todos os dias ao final da tarde, transmite em directo o Terço de Fátima, e todos os domingos de manhã transmite a Eucarístia e ainda em cada estação de rádio que fazem parte do grupo da Renascença dedicam momentos do seu dia e semana, para fazer com que as pessoas reflictam através de uma mensagem, entre outras coisas...

 

 

 

 

Entre as 14h00 de Quinta-feira Santa e as 14h00 de Domingo a Renascença irá emitir uma programação especial de Páscoa. Durante quatro dias na Renascença, para além das transmissões religiosas que marcam a vida cristã em tempo pascal, pessoas das mais diversas formas dão a conhecer o Evangelho a quem os rodeia através de gestos e palavras.

 

 

 

Diariamente – às 07h00 e às 20h00 - o Pe. Peter Stiwell, assistente religioso do Grupo Renascença em Lisboa, explica o significado de cada um dos dias vividos pelos cristãos neste tempo de Páscoa.

 

 

 

Quinta-feira Santa

 

A partir das 15h00, não perca o programa especial de António Freire e conheça o significado dos aspectos da Liturgia da Semana Santa com o Cónego Luís Manuel, pároco da Sé de Lisboa. A partir das 19h00, com o José Relvas a Renascença dá a conhecer inúmeros testemunhos de jovens que assumiram um papel activo no movimento missionário. Na noite de Quinta para Sexta-feira Santa entre a meia-noite e as 02h00, há tempo para partilhar histórias da vida real com o Óscar Daniel. Os ouvintes serão convidados a participar, em directo, para partilhar experiências de fé, de esperança e de caridade.

 

Sexta-feira Santa

Nas Manhãs da Renascença de Sexta-feira Santa, entre as 08h00 e as 10h00, o convite é para seguir o Paulino Coelho e a Isabel Pereira “A Caminho de Jerusalém”. O Guia desta “viagem” é o Padre João Lourenço, Franciscano e Professor de Sagrada Escritura na Universidade Católica de Lisboa que viveu em Jerusalém.

 

Para celebrar o Ano Paulino, a Renascença dedica também na Sexta-feira Santa um programa especial ao “Apóstolo de Cristo”: S.Paulo. A partir das 14h00 excertos de várias catequeses do Papa Bento XVI ajudam a conhecer melhor o Apóstolo S. Paulo.

 

Ainda na Sexta-feira Santa, o filme a “A Missão” será o mote para um programa especial de António Freire. Este filme, realizado em 1986, conta a história dos jesuítas que viveram na fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai e que – e muito antes da Declaração Universal dos Direitos Humanos, enfrentaram interesses, ameaças e perigos na luta pela defesa dos indígenas.

Na Sexta-feira Santa a Renascença propõe uma oportunidade para descobrir a Igreja espalhada pelo mundo. A partir das 19h00, não perca a reportagem do jornalista João Santos Duarte em Angola realizada durante a recente visita do Papa Bento XVI. “Tempo de Esperança” retrata casos reais de quem, em África, vive em missão.

 

“A Evangelização na Ásia” é um programa especial que será transmitido na noite de Sexta-feira Santa com o Pe. Adelino Ascenso, missionário da Boa Nova, e o Pe. Manuel Ferreira, missionário comboniano. O Pe. Adelino Ascenso, depois de viajar um ano pelo continente asiático, viveu no Japão onde estudou, ensinou e trabalhou como vigário paroquial durante 7 anos. No passado mês de Dezembro, defendeu em Roma uma tese de doutoramento sobre Shusaku Endo - um famoso escritor católico japonês. O Pe. Manuel Ferreira é o actual Director da Revista Além-Mar e fez parte do primeiro grupo de combonianos que foram para a Ásia. Por duas vezes esteve em missão nas Filipinas, o maior país católico da Ásia.

 

Sábado Santo

Sábado de manhã, José Relvas conversa com o Frei José Nunes a partir das 09h00 sobre a Igreja e a Evangelização em Portugal.

Também no Sábado, a partir das 15h00, aceite o convite para reflectir e olhar o dia-a-dia de uma outra forma a partir de textos do livro “Transparências” do Cónego João Aguiar Campos.

Antes da Celebração da Vigília Pascal, a partir 21h00 redescubra o significado deste momento da passagem das trevas à luz numa conversa de Óscar Daniel com o Pe. Peter Stilwell.

 

Domingo de Páscoa

A partir das 08h00 descubra “A Vida de S. Paulo” numa conversa de António Freire com D. António Couto, Bispo Auxiliar de Braga.

 

Programação

Quinta-Feira Santa – 9 de Abril

16h00 – Missa da Ceia do Senhor, Sé Primacial de Braga.

 

Sexta-Feira Santa - 10 de Abril

10h30 - Laudes de Sexta-Feira da Paixão, Mosteiro de Singeverga.

15h00 - Solene Acção Litúrgica da Paixão do Senhor, Sé de Santarém. Preside a esta celebração D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém.

21h00 – Via Sacra: O percurso tem início na Igreja de São João de Brito (Largo Frei Heitor Pinto) e termina na Igreja de São João de Deus (junto à Praça de Londres)

 

Sábado Santo - 11 de Abril

10h30 - Laudes de Sexta-Feira da Paixão, Mosteiro de Singeverga.

19h30 - Canto Solene do Ofício da Hora de Vésperas pelos Monges Beneditinos de Singeverga, Mosteiro de Singeverga.

22h00- Celebração da Vigília Pascal, Sé do Porto. Preside a esta celebração D. Manuel Clemente, Bispo do Porto

 

Domingo de Páscoa – 12 de Abril

11h00 – Transmissão em directo do Vaticano da mensagem Pascal e Benção Urbi et Orbi

11h30 - Missa da Ressurreição do Senhor, Sé Patriarcal de Lisboa. Eucaristia presidida por D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa.

 

Rádio SIM

A partir de Quinta-feira Santa e até Domingo de Páscoa a Rádio Sim preparou uma programação especial, que temos a certeza vai ser do agrado de quem nos ouve.

Conte, desde já, com a transmissão em directo das principais celebrações litúrgicas próprias destes dias.

- Para além disso, já na 5ª feira Santa, a partir das 15h00, oiça o testemunho de diversos sacerdotes a propósito do Ano Sacerdotal proposto pelo Papa Bento XVI.

- Ainda na 5ª Feira, a partir das 22h00 da noite oiça uma reportagem sobre a “Bíblia” – tire da prateleira e volte a ler este que é um dos livros mais significativos da história do mundo e seguramente o mais importante para os cristãos do mundo inteiro. Saiba quem lê e porque lê a Bíblia, oiça o testemunho dos especialistas sobre os conteúdos deste livro traduzido em milhares de línguas e lido por milhões de pessoas em todas as latitudes. Um trabalho de Dina Isabel.

- Rui Corrêa d’Oliveira (que à 3ª feira lhe oferece o “Bom Dia”) convida-o a prolongar o olhar sobre a Cruz. Um programa que pode ouvir em dia de 6ª feira Santa, partir das 17h00 da tarde.

- Às 23h00, a irmã Maria Luisa Almendra convida-o a passear pelas Ruas de Jerusalém. Em conversa com a Cristina Abranches de Almeida vai levá-lo pelas ruas, aos templos, aos locais que a tradição guardou como referências fundamentais na Paixão de Cristo.

- Maria, Maria Madalena, Marta, Ana e tantas outras mulheres vêm referidas nos Evangelhos como tendo desempenhado papéis mais ou menos importantes na pregação de Jesus. Por um motivo ou por outro cruzaram os mesmos caminhos de Cristo e foi sobre elas que escreveu Maria Teresa Frazão. Reflexões para acompanhar em Dia de Sábado Santo, a partir das 9h00 da manhã.

- No Domingo de Páscoa, a partir das 8h00 da manhã, o Pe, Senra Coelho ajuda-o a viver a alegria da Ressurreição.

- É claro que também pode conhecer as tradições que de norte a sul marcam estes dias. Descubra como é Procissão do Enterro do Senhor, saiba o que é o Compasso e venha ouvir os Cânticos da Quaresma… celebrações e gestos que marcam de forma especial este tempo.

- A música também merece uma atenção especial e há musicais que vai gostar de “voltar” a ouvir. “O Nazareno” de Frei Hermano da Câmara, passa 5ª feira às 23h00 da noite, mas há mais momentos em que pode ouvir esta narração da paixão de Cristo. Fique atento à emissão da Rádio SIM.

 

MEGA

A Mega FM (Lisboa, Porto e Coimbra, Aveiro e Sintra) – preparou uma programação especial de Páscoa. A rádio vai alterar a sua programação habitual a partir das 17h00 de amanhã, Quinta-feira Santa, até às 12h de Domingo de Páscoa.

 

Os animadores vão propor momentos de reflexão sobre temas como: paz, jovens, desemprego, a descoberta da pessoa de Jesus, Ensino, voluntariado, a actualidade vista pela sensibilidade dos jovens, pretendendo assim contribuir para uma melhor compreensão desta época Pascal.

Durante os próximos 4 dias de Programação Especial, a MEGA FM terá também pequenos apontamentos diários do P. Peter Stilwell com uma linguagem acessível, adequada aos jovens e direccionada para o sentido de esperança e coragem.

 

RFM

Até Domingo a RFM convida os seus ouvintes a parar um pouco para pensar e descobrir o verdadeiro sentido desta quadra.

Começando na 5ªfeira Santa, dia 9 Abril, às 20h com a última ceia e terminando no Sábado Santo, a RFM vai falar-lhe da "Páscoa a Passo" e das Estações da Via Sacra, recordando como foram as últimas horas da vida de Jesus, por onde andou, com quem se cruzou, o que sofreu e o que aconteceu depois da Crucificação.

 

Ao longo de 6ªfeira e de Sábado, com a ajuda do Pe. Hermínio Rico, a RFM dá a conhecer aos seus ouvintes o verdadeiro sentido da Páscoa, convidando-os a descobrir porque é que a RFM muda a sua programação nestes dias, que significado tem a Páscoa para os Católicos, e que significado têm a Morte e Ressurreição de Jesus.

 

6ªfeira e Sábado, a RFM dá-lhe ainda a conhecer vidas portuguesas que foram testemunhos de esperança: Nuno Alvares Pereira, Rainha Santa Isabel, Santo António, S. João de Brito e Santa Beatriz da Silva.

Publicado por gjemanuel-chaves às 18:25
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?
2 comentários:
De Sarah a 11 de Abril de 2009 às 12:52
I recently came across your blog and have been reading along. I thought I would leave my first comment. I don't know what to say except that I have enjoyed reading. Nice blog. I will keep visiting this blog very often.

Sarah

http://www.clpostingguide.info




De linda a 22 de Agosto de 2009 às 02:06
preciso ahar minha avó que mora em chaves na localidade de santo antonio de monfort.gostaria de saber se existe a rua do beco para me informar,pois era esse o endereço da minha avó.desde já agradeço,desculpe te peço esse favor.


Comentar post

BlogBlogs

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Santo Natal e Próspero An...

Atividades de Natal

Convívio de S. Martinho 2...

Benção das Camisolas

OBRIGADO(A) PELAS 0010005...

Resposta ao Comentário so...

Preparação para Domingo

Camisolas do Grupo

Reunião de 16 de Outubro

Reportagem sobre o Convív...

Arquivos

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags

Links

On-line

online

Visitas


View My Stats
blogs SAPO

subscrever feeds