Add to Technorati Favorites
Terça-feira, 24 de Março de 2009

Preparação da Jornada Diocesana da Juventude

Olá! Pedimos desde já desculpa, pois só hoje nos é possível apresentar os destaques da reunião do grupo de domingo, pois temos tido alguns problemas com a internet. A oração foi feita pela Joana e teve como tema: A abstinência, (esta aoração será aqui apresentada em breve). Para já, apresentamos-te o programa para a Jornada Diocesana da Juventude, a realizar-se no dia 25 de Abril em Chaves. 

 

 

Até ao dia 25 de Abril, data da Jornada Diocesana da Juventude, iremos apresentar mais destaques e pormenores sobre a nossa participação na jornada.

 

 

25 de Abril de 2009 – Chaves – Auditório Municipal

Tema da Jornada: “As cartas da Páscoa” – Ano Paulino

Distribuição das Cartas de S. Paulo por Arciprestados, Obras e Movimentos:

1.      Alto Tâmega – 1.º Timóteo: acentuar as Vocações e o perfil do Pastor

2.      Barroso – Colossenses: Cristocentrismo; contra superstição, espiritismo, esoterismo…

3.      Baixo Tâmega, (Ribeira de Pena) – 1.ª Tessalonicenses: Mistério Pascal. Toda a Teologia de S. Paulo parte do Mistério Pascal. Todo o seu trabalho apostólico tem como ponto de partida o Mistério Pascal.

4.      Baixo Tâmega, (Mondim de Basto) – 2.ª Tessalonicenses: Parusia/Escatologia/Ligação Terra - Céu. Compromisso histórico e eternidade, (um cristão que não trabalha…não merece o Céu); talvez comparar com a doutrina marxista, (terra sem Céu).

5.      Centro I, (Vila Real) – Romanos: Unidade de Judeus e pagãos, doutrina da Justificação, grupos apostólicos e vocações laicais, trabalho em “rede” (colaboração apostólica – complementaridade); necessidade de integrar as Pessoas que vêm de Vila Real – imigrantes…justificação – necessidade de viver os Sacramentos e não se ficar por meras tradições populares e costumes antigos.

6.      Centro I, (Sabrosa) – Tito: vocações aos Ministérios ordenados; a atenção às culturas localizadas, (miniculturas); a solicitude do Pastor pela terra que lhe está confiada – com as suas mentalidades locais, maneiras negativas de se manifestarem…Veja-se o exemplo de Creta, (cretino = á maneira dos habitantes de Creta…).

7.       Centro II – 2.ª Timóteo: Vocações ao Ministério Ordenado; a estima pelo Clero idoso, que dá testemunho de perseverança e de fidelidade; respeitar e dignificar o cansaço dos Padres mais velhos; a tentação do progressismo, da novidade pela novidade…

8.      Douro I – 2.ª Coríntios: sexualidade desenfreada/desordenada; grupos rivais – anarquia na comunidade; espiritualidades intelectualizadas; a necessidade dos cristãos viverem a militância na unidade; a importância de enquadrar a sexualidade no contexto da família; por uma espiritualidade centrada em Jesus Cristo.

9.      Douro II – Efésios: Igreja = Comunidade de Cristo, centrada e unida em Jesus Cristo, (a doutrina sobre Jesus aplicada à Igreja); o sentido profundo da unidade da Igreja – o trabalho em equipa, (em rede); Cristo omnipresente na nossa vida: festas litúrgicas, festas religiosas, celebração dos sacramentos…

10.  Valpaços – Gálatas: A Galácia – território distante…um povo que descendia dos Gauleses, (da Gália = actual França). Povo alegre, por vezes em pouco superficial. Falar dos emigrantes, do contacto com novas culturas, diferentes mentalidades…que pode levar à tentação da dispersão e do diluir de convicções profundas, de valores, de ideias e de sentimentos…

11.  Escuteiros – Filipenses: sentido da gratidão para com os chefes, os superiores e os adultos em geral. Aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a nossa educação e formação: pais, professores, párocos…A delicadeza dos chefes, que sabem reconhecer o esforço, que sabem felicitar, manifestam sentimentos de alegria e contentamento…discurso e atitudes construtivas…recomenda-se que comparem a parte final da Carta aos Filipenses com a Lei do Escuta.

12.   Convívios Fraternos – 1.ª Coríntios: espiritualidade centrada em Jesus Cristo; a importância nuclear dos carismas dentro da Igreja; o valor fundamental da unidade dos cristãos e por uma espiritualidade incarnada na vida concreta.

13.  Seminaristas – Hebreus: a beleza do Sacerdócio de Cristo, que não está ligada a uma Tribo particular, como o sacerdócio judaico, que estava ligado à Tribo de Levi. Jesus Cristo nunca se chamou a Si de Sacerdote: ele é verdadeiramente o “vinho novo”! O sacerdote católico fundamenta-se em Jesus Cristo. Os cristãos removeram certos aspectos rituais, (como o uso do sangue imolado) e transfiguraram outros aspectos, como por exemplo:

- 1 de Janeiro – para os Judeus, a Circuncisão; para os cristãos, Maternidade Divina.

- 2 de Fevereiro – para os Judeus, Purificação da Mulher; para os Cristãos, Apresentação do Senhor.

- Páscoa – Para os Judeus, saída do Egipto; para os Cristãos, Ressurreiçã.

- Tabernáculos – para os Cristãos é o Corpo de Deus.

Pentecostes – para os Judeus, Festa das colheitas; para os Cristãos, o Espírito Santo.

 

Quem deve participar na Jornada Diocesana?

·         Se possível Jovens com mais de 16 anos, com alguma maturidade. De preferência Jovens que têm actividades nas Paróquias, que são Catequistas, Coordenadores de Acólitos, de Jovens…

·         Para o Dia da Diocese podemos convidar a todos, a partir dos 14 anos de idade.

·         A Pastoral da Juventude deve preocupar-se em Evangelizar os Jovens. E, sempre e onde for possível, que sejam os Jovens a evangelizar outros jovens.

·         Ter sempre em consideração a Família onde pertencem os Jovens, a Sociedade onde se movimentam e o Grupo de que fazem parte.

Horário Previsto para a Jornada:

·         09.30h – Chegada e Acolhimento

·         10.00h – Apresentação do trabalho feito nos Arciprestados e nos Movimentos

·         12.30h – Liturgia da Palavra – Celebração Paulina

·         13.15h – Almoço de farnel

·         14.15h – Adivinha Quem é!!!

Cada Arciprestado ou Movimento, (Escuteiros, Convívios, Seminaristas) prepara a encenação de UMA PERSONAGEM DA CARTA que reflectiram – PERSONAGEM MISTÉRIO – da forma que acharem melhor, de modo que a assembleia dos jovens, descubra o nome e o enquadramento histórico, social e eclesial dessa personagem…Trata-se de recapitular o que foi partilhado de manhã, mas de uma forma lúdica.

Podem usar de um certo humor…mas sempre com bom gosto!

 

15.30h – Encerramento

 

ALGUMAS OBSERVAÇÕES FINAIS:

1.      Cada Arciprestado, Obra ou Movimento, prepara a Carta que lhe foi atribuída da forma que achar melhor, podendo socorrer-se dos meios audiovisuais ou suporte sonoro.

2.      Devem contar, em média, com 5-6 minutos para a apresentação.

3.      Ao mesmo tempo que preparam as Cartas, devem procurar ensaiar os cânticos, (canções) que devem ser fotocopiados localmente.

4.      Devemos ter em conta que o Auditório tem capacidade para 250 lugares sentados. Devemos preocupar-nos com a QUALIDADE dos Jovens que vamos convidar a participar e não com a QUANTIDADE…

5.      A ideia é “agarrarmos” os mais disponíveis e mais sensíveis ao apelo de Jesus Cristo, para que esses se tornem, por sua vez, evangelizadores de outros jovens.

6.      Pede-se que em tudo haja ALEGRIA, RITMO e muito AMOR FRATERNO. Que não ás distâncias e ás barreiras.

O Coordenador: Padre Manuel Machado

 

Publicado por gjemanuel-chaves às 22:32
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?
1 comentário:
De risiney a 29 de Maio de 2011 às 05:12
os catolicos são pessoas boas porém idólatras.NÂO HERDARÂO O REINO DE DEUS!!!


Comentar post

BlogBlogs

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Santo Natal e Próspero An...

Atividades de Natal

Convívio de S. Martinho 2...

Benção das Camisolas

OBRIGADO(A) PELAS 0010005...

Resposta ao Comentário so...

Preparação para Domingo

Camisolas do Grupo

Reunião de 16 de Outubro

Reportagem sobre o Convív...

Arquivos

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags

Links

On-line

online

Visitas


View My Stats
blogs SAPO

subscrever feeds