Add to Technorati Favorites
Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2009

Jornal Semeando - Fevereiro de 2009

Apresentamos-te agora alguns dos destaques do jornal Semeando, edição de Fevereiro.

 

Caminhando

O jovem que percorre o itinerário quaresmal tem ao seu dispor também as práticas que o caracterizam, três linhas de força e de acção concreta: o jejum, a esmola e a oração.

O Jejum é sinal de que vivemos da Palavra de Deus. Não jejua verdadeiramente quem não se alimenta com a Palavra de Deus.

A esmola é fruto do jejum e das privações com ela relacionadas, levando o cristão a um empenhamento pela justiça e pela reestruturação dos sistemas sociais.

A oração brota igualmente do jejum que faz viver o Homem da Palavra de Deus, que nasce efectivamente da escuta assídua da Sua Palavra e se vive em comunhão. Não é fácil encontrar tempo para esta viagem de conversão e de conhecimento da vontade de Deus a nosso respeito. Há sempre tanto que fazer…e nem sempre a disposição nos ajuda a dar passos até Cristo. Precisamos cair por terra, como Paulo…

Deixar as nossas supostas seguranças e arriscar ter Deus como o tudo da nossa vida.

Aí, o jejum é prova de que procuramos ter a Palavra de Deus como alimento e guia no nosso caminhar.

A esmola é a explosão de uma entrega incondicional ao Senhor, o nosso tudo que nos faz ser tudo para os outros.

A oração é espelho da nossa necessidade de Deus, o canal que nos mantém unidos àquele que caminha connosco.

Encontremos tempo para caminhar com o Senhor! 

 

Na quaresma preparamo-nos:

·         Com a mente que cultiva o pensamento de Deus;

·         Com os olhos que buscam a beleza verdadeira;

·         Com os ouvidos que escutam a Palavra do Senhor;

·         Com a boca que se abre para o louvar e a oração;

·         Com as mãos que usam o tempo como dom de Deus;

·         Com o coração que descobre o amor imenso de Deus.

Conto: Três ideias

O filósofo inglês Bertrand Russel, conversando com os amigos, partilha três ideias práticas e necessárias para a nossa vida.

Primeiro, ter coragem para aceitar, resignadamente, as coisas que não podem ser mudadas. O que não pode ser mudado não nos deve fazer perder o sono.

Segundo, ter coragem para mudar as que se devem mudar, de facto, há muitas coisas que se podem e devem mudar, a começar por nós próprios. Mudar o coração, a mentalidade, as atitudes. A partir destas mudanças de cada um de nós, o mundo irá tornar-se melhor.

A terceira consiste em ter a inteligência indispensável para não confundir nunca umas com as outras. Isto é, não confundir as coisas que não se podem mudar com as que se podem mudar.

 

- Um bom exame de consciência, neste tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, ajuda-me a descobrir o que é necessário mudar em mim para ser sempre mais semelhante a Cristo. Procura a graça do perdão no sacramento da Reconciliação, sentirás a força do abraço do Pai que te ama.

Bem-aventuranças de Paulo

Bem-aventurados aqueles que, como Paulo, acreditam que Deus tem um projecto para cada um (Gl, 1,15)

Bem-aventurados aqueles que, como Paulo, sabem agradecer a Deus por todas as coisas (1 Cor 4,7).

Bem-aventurados aqueles que, como Paulo, consideram tudo uma perda, em comparação com o sublime conhecimento de Jesus Cristo (Fl 3,7).

Bem-aventurados aqueles que, como Paulo, nunca sentem ter chegado e correm continuamente em direcção à meta (Fl 3,13)

Bem-aventurados aqueles que, como Paulo, mesmo sendo livres, se fazem servos de todos pelo Evangelho (1 Cor 9,1).

Bem-aventurados aqueles que, como Paulo, têm consciência de ter um grande tesouro em vasos de barro (2 Cor 4,7).

Bem-aventurados aqueles que, como Paulo, aprenderam de todos os modos: na saciedade e na fome, na abundância e na indigência (Fl 4, 12).

Bem-aventurados aqueles que, como Paulo, enfrentam muitas dificuldades para anunciar o Evangelho (2 Cor 11,29).

Jornadas Bíblicas

No dia 17 de Janeiro de 2009, sob a orientação do Sr. Padre Bento, cerca de 50 jovens aceitaram a proposta do Secretariado JEF: correr como S. Paulo até à meta, que é Cristo.

A comunidade do Lar de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela, acolheu com alegria os 47 jovens oriundos dos grupos de Macedo, Pereira, Loivos, Ligares, Freixo de Espada à Cinta, Vilar de Nantes e Torre de Dona Chama.

Foi um dia de descoberta e de conhecimento. O próprio título do encontro a isso sugeria: Jornadas Bíblicas.

De Bíblia na mão e vontade forte no coração, foi-nos proposto: jogar com S. Paulo.

A partir de passagens bíblicas relacionadas com S. Paulo, foram exploradas várias dinâmicas e, seguidamente, actualizava-se toda essa experiência para a nossa vida de cristãos.

Eis algumas dessas sínteses.

Espalhar o Evangelho de Jesus nem sempre é fácil. As vezes temos de superar obstáculos. Mas com ajuda de Jesus e uns dos outros podemos conseguir como Paulo conseguiu.

Deus mudou a vida de Lídia quando Paulo lhe anunciou o Evangelho. Deus pode mudar a vida de todas as pessoas. Só é preciso que cada um deixe. Vamos procurar estar sempre abertos às mudanças que Deus nos oferece.

Todos temos uma responsabilidade de falar aos outros a respeito de Jesus e da sua mensagem de amor e felicidade. Se nos recusarmos a fazer a nossa parte no corpo de Cristo, há pessoas que podem nunca ouvir a palavra de Jesus.

Cada um de nós tem talentos e capacidades diferentes. Mas é mais fácil superar os desafios quando trabalhamos juntos, aproveitando aquilo que cada um tem para dar ao grupo.

Jesus pediu que os seus discípulos produzissem frutos de qualidade. E qualidade é bondade, justiça e verdade.

Todos enfrentamos altos e baixos na vida. Mas a Palavra de Deus não nos deixa desistir; temos sempre deus do nosso lado. Foi essa a experiência de S. Paulo.

Na Igreja todos somos igualmente importantes. Todos temos de colaborar para atingir o objectivo: testemunhar a felicidade de ter Deus na vida.

O momento mais alto foi, certamente, a celebração da Eucaristia no final da manhã, onde, pela simbologia e oração, surgiram compromissos para um seguimento mais consciente de Cristo, tendo a Paulo como exemplo.

O dia terminou com uma oração de envio, onde cada um foi convidado a se colocar com disponibilidade ao serviço da vontade de Deus: Conta connosco Senhor, para anunciarmos o teu amor.

Reflexão

“Assim como uma gota de veneno compromete o balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a vossa vida.”

Gandhi

Com os grupos

Na tarde do dia 14 de Fevereiro o Secretariado JEF encontrou-se com os grupos de Freixo de Espada à Cinta e Ligares para um momento de reflexão sobre S. Paulo e o nosso encontro com Cristo Ressuscitado.

Foi um tempo forte de partilha, alegria e encontro. Participaram neste encontro 16 jovens cheios de energia e vontade de crescer na medida de Cristo.

O Secretariado prometeu voltar em breve para que a chama da juventude eucarística não se apague.

Correio

Como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos, pois, de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, fazei-o vós também. E, acima de tudo isto revesti-vos do amor, que é o laço da perfeição. Reine nos vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados num só corpo. E sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza: ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria; cantai a Deus, nos vossos corações, o vosso reconhecimento, com salmos, hinos e cânticos inspirados. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando graças por Ele a Deus Pai.

(Cl, 12-17) 

A carta de Paulo que chegou ao nosso correio vem mesmo a propósito…

Em tempo de Carnaval, é preciso pensar num disfarce divertido e interessante para gozar o evento.

Para Paulo, não há disfarces. Ele convida-nos a utilizar revestimentos estranhos: a misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão e a paciência. E ele continua falando de um revestimento que reúne todos estes: revesti-vos do amor que é o laço da perfeição.

Será que na caminhada da vida, nas situações concretas do meu viver, estou disposto a vestir apenas o amor e deixar de lado todos os sentimentos de ódio e de rancor?

Este vestuário espiritual que me deve acompanhar é sinal do perdão de Deus e compromisso para, também eu, perdoar e ser agradecida.

Porquê tantos disfarces? Porquê fugir à minha verdadeira identidade: a semelhança com Cristo?

Se sou semelhante a Ele, todo o meu revestimento deve falar Dele.

Terei coragem de mostrar aos outros, por aquilo que faço e sou, a misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão, a paciência e o amor de Cristo?

Oração

Conduz-me, Senhor, para o deserto do meu dia-a-dia. E aí acompanha-me com o teu Espírito porque, rodeado de tanta azáfama – a começar pela que há dentro de mim – sabes o difícil que é concentrar-me em Ti e, portanto, preciso da luz do teu Espírito. Vem Espírito Santo!

Vem iluminar o meu deserto!

Vem recriar o meu viver!

Vem ajudar-me a conhecer a verdade da palavra!

Vem fortalecer-me para vencer os meus medos!

Vem segredar-me a Tua vontade!

Terminamos os destaques da última edição do jornal Semeando, não sem antes deixarmos algumas datas referentes ao início da Quaresma:

Quarta-feira de Cinzas:

·         Eucarística às 8:00 horas e 18:00 horas na Igreja Matriz, (sendo que depois da Eucaristia da manhã e da Eucaristia das 18:00 horas segue-se um momento de reconciliação/confissão, para quem quiser).

·         A partir de sexta-feira, dia 27 de Fevereiro, inicia-se o período de jejum, (abstinência de alguma coisa que para cada pessoa é um grande prazer, é um dia que podemos dedicar também a alguma oração).

·         Também a partir desta sexta-feira inicia-se na Igreja Matriz, pelas 21 horas a Via Sacra, onde cada grupo da Paróquia se responsabiliza pelas leituras e pegar nas velas e cruz em cada estação, (quanto à disposição dos grupos na Via Sacra, em breve divulgaremos a ordem e a importância que a Via Sacra).

 

Até amanhã com mais novidades….

 

 

Publicado por gjemanuel-chaves às 11:05
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?
BlogBlogs

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Santo Natal e Próspero An...

Atividades de Natal

Convívio de S. Martinho 2...

Benção das Camisolas

OBRIGADO(A) PELAS 0010005...

Resposta ao Comentário so...

Preparação para Domingo

Camisolas do Grupo

Reunião de 16 de Outubro

Reportagem sobre o Convív...

Arquivos

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags

Links

On-line

online

Visitas


View My Stats
blogs SAPO

subscrever feeds