Domingo, 8 de Fevereiro de 2009

Reunião de domingo - A caneta no coração

Olá! Hoje antes de apresentarmos o tema de oração que foi tratado no grupo e outras coisas, fica desde já com a oração do domingo passado e que só hoje nos é possível apresentar no blog. Esta tem como tema: "A festa no castelo".

 

Texto:

O Mensageiro do rei convocou todo o povo e anunciou-lhes:

- O rei convida todos os seus fiéis súbditos a participar na sua festa de anos. Quem assistir terá uma grande surpresa. Mas pede a todos um favor: cada participante deverá levar um recipiente de água para encher o depósito do castelo, que está vazio.

Chegou o dia da festa. Toda a população subiu a colina que levava ao castelo. Uns carregando pesados recipientes e de água e outros nem por isso. Entravam no castelo e derramavam a água no depósito, deixavam os recipientes vazios num lugar indicado e dirigiam-se para a sala do banquete.

Na mesa as mais preciosas iguarias. A festa começou entre cânticos e bailes. Ao anoitecer, o rei agradeceu a todos e retirou-se para a sua habitação.

Todos desiludidos perguntavam:

- Então, onde está a surpresa prometida?

Então o mensageiro avisou:

- A surpresa é esta: cada um de vós, ao sair, deve levar para casa o recipiente que trouxe.

À saída havia gritos de alegria e lamentações.

É que os recipientes tinham sido cheios de moedas de ouro!

 

(Depois de visto o primeiro texto, seguiu-se uma reflexão, com algumas perguntas que poderás ver no texto a seguir)

Generosidade

Uma surpresa desagradável para quem não foi generoso e ia mais para receber do que para dar.

Existe uma luta permanente, que se trava no íntimo dos corações das pessoas, entre o egoísmo e o altruísmo. Trata-se de querer tudo só para nós ou de partilhar do que temos e somos pelos outros. Este é o grande combate e o importante é que vença a generosidade.

Nós temos muitas ocasiões para sermos generosos. Podemos dar da nossa água. Não teremos muitas coisas para dar mas temos, por exemplo, o nosso tempo. Será que damos tempo aos nossos países, aos nossos colegas, a todos os que necessitam da nossa companhia amiga?     

 

Depois de reveres um pouco o tema da oração do último domingo do nosso grupo, falamos-te agora um pouco sobre a nossa reunião de hoje.

Começamos a reunião de grupo, com a oração. A oração tinha como tema: A caneta no coração.

Texto:

Era uma vez um pensador. Durante o dia e parte da noite em volta da sua cabeça rondavam milhares de pensamentos que ela apanhava nas subtis redes da sua mente e gravava, um depois do outro, em linhas de rigorosa lógica. O pensador sabia da sua profissão. Era um intelectual que expressava rigorosamente o seu pensamento. Mas, por ser tão intelectual e lógico, as suas obras eram frias como blocos de gelo.

Um dia, um amigo disse-lhe:

- Por que não tentas escrever com o coração e não apenas com o cérebro?

O pensador respondeu:

- Porque a tinta do coração não pode expressar pensamentos mas apenas emoções e afectos.

Passaram-se muitos anos. Como acontece com a idade, o cérebro do pensador bloqueou. O seu olhar ficou a contemplar o vazio, pois nem sequer um pensamento lhe vinha à cabeça.

Um dia, o velho amigo veio visitá-lo. E ficou surpreendido ao ver que, sobre a secretária do pensador estava uma folha coberta de sinais vermelhos: era uma poesia, a poesia mais bela que jamais tinha lido.

O pensador jazia uns metros mais adiante. Finalmente, tinha molhado a sua caneta no coração.

(Texto adaptado de Dino Semplici)

Reflexão – Bons sentimentos  

O pensador só funcionava com a inteligência. Era como se não tivesse coração mas apenas cérebro. Este conto cheio de fantasia chama a atenção para a importância dos sentimentos, dos afectos, da ternura, da poesia.

Nós precisamos de molhar a nossa caneta no nosso coração para sermos capazes de comunicar não apenas o que pensamos mas também o que sentimos, o que nos emociona, o que nos dá felicidade, o que nos dá razões para viver e acreditar.

É importante que todas as nossas ideias, não sejam imperativas, seja em que lugar esteja, mas que elas sejam vistas como uma opinião que pode ajudar num momento, (entre amigos na escola, ou colegas de trabalho). Deve-se ouvir as outras pessoas, não pensar que o que nós pensamos, idealizamos tem que se levar à vante, “pisando os outros” para chegar a onde queremos.

É importante que cada pessoa seja humilde em tudo o que faz e isso reflecte-se também no nosso grupo de jovens, (nas nossas reuniões semanais ou actividades que façamos).

Na reflexão do grupo, debatemos a questão da Eutanásia e morte medicamente assistida. Levantamos esta questão devido a uma jovem em Itália, que se encontra há mais de 12 anos, numa cama de hospital, onde é alimentada através de um tubo, (estando ela é estado vegetativo).

Em Itália a família há muito que andava a insistir para acabar com o sofrimento da Luana, junto dos Tribunais. O Supremo Tribunal deu razão à família e ordenou que os médicos desligassem as máquinas a Luana.

A Igreja Católica surge-se contra esta ideia, pois defende a vida e o que ali é feito é “eutanásia”.

No grupo levantamos algumas questões acerca deste tema tão polémico e preocupante.

·         Será que a Luana tem qualidade de vida desde que entrou em estado vegetativo no hospital?

·         Até que ponto se pode considerar vida a uma pessoa com estas características?

·         Será que é correcto desligar as máquinas a uma pessoa naquelas condições?

·         Se tivéssemos alguém na família com as características da Luana, como é que actuaríamos?

São estas e outras questões que foram discutidas acerca deste tema, sendo que algumas perguntas, nós temos dúvidas em conseguir responder da melhor forma, perante situações complicadas como o caso de Luana, uma jovem italiana. Podemos é dizer que o que ela está a passar não é qualidade de vida e não melhora o seu estado de saúde.

Partilha também a tua opinião sobre este tema connosco…as tuas ideias, podem nos ajudar a melhorar e a perceber como está a sociedade.

Depois de o grupo ter feito a oração, falou-se um pouco sobre um encontro que vai acontecer em Chaves:

- Encontro Diocesano da Juventude no dia 25 de Abril, (sábado), a ter lugar no Pavilhão Municipal.

Este encontro onde é tratado um tema, lançado pelo Padre Machado, (este que orienta o Secretariado Diocesano de Vila Real actualmente) estão diversos grupos de jovens de toda a diocese de Vila Real, que partilham a mesma ideia, caminhar e crescer como jovens em Cristo.

Neste Encontro na parte da manhã é dedicado ao tema, (que pode surgir oração, dinâmicas e outras coisas relacionadas com o tema) seguindo-se de tarde um jogo de futebol convívio, entre os jovens e alguns Padres da diocese.

Quanto ao nosso grupo, irá estar presente em mais um encontro de jovens, de forma a partilhar ideias com outros grupos de jovens de outros grupos de jovens e também o nosso grupo, poder-se enriquecer.

Em breve traremos mais novidades acerca deste tema….

Um bom resto de domingo e boa semana.

Publicado por gjemanuel-chaves às 14:56
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Santo Natal e Próspero An...

Atividades de Natal

Convívio de S. Martinho 2...

Benção das Camisolas

OBRIGADO(A) PELAS 0010005...

Resposta ao Comentário so...

Preparação para Domingo

Camisolas do Grupo

Reunião de 16 de Outubro

Reportagem sobre o Convív...

Arquivos

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags

Links

blogs SAPO

subscrever feeds