Add to Technorati Favorites
Segunda-feira, 5 de Janeiro de 2009

Jornal Semeando - Dezembro de 2008

Destacamos agora as principais notícias do Jornal Semeando, edição de Dezembro de 2008. Só esta semana recebemos a última edição do Jornal, pertencente à JEF.

Trazemos aqui todas as notícas fresquinhas da JEF.

 

Presépio interior

 

Neste tempo de espera, de Advento, há um caminho a percorrer, um presépio interior a construir.

São muitas as figuras e demais adereços qe que o nosso presépio precisa.

A gruta - Para a construir a gruta vou precisar de material resistente e acolhedor, para que o menino consiga superar o frio. Uma fé sólida e a leitura atenta da Palavra de Deus vão revestindo essa gruta interior que devo preparar para que se faça Natal em mim.

 

Maria - afigura de Maria é essencial no presépio. Enquanto preparo a gruta, devo aprender com Maria a ser humilde, paciente, alegre e corajosa. Desta forma o presépio vai crescendo.

 

José - Para colocar José no meu presépio devo assumir as suas atitudes de confiança, acolhimento da vontade de Deus e serviço.

 

Os animais - Farão parte do meu presépio interior quando, com o calor do meu tempo e das capacidades que Deus me dá, aquecer com carinho todo aquele que tem frio, ou seja, falta de amor.

 

Pastores - Entrarão no meu presépio interior se, com alegria, procurar estar atento a todos os sinais de Deus na minha vida.

 

Reis Magos - Surgirão quando tiver a coragem de oferecer ao outro / Outro, tudo aquilo quanto sou e tenho, porque é meu irmão.

 

Jesus - Nascerá quando o meu presépio interior estiver pronto pela graça de Deus se fizer Natal em mim.

 

Mãos à obra!

 

Como construir a Paz:

  • Não me colocar no centro, mas colocar Cristo.
  • Saber calar e escutar.
  • Saber pedir e dar o perdão.

 Conto: "Uma estrela do mar"

 

Certo dia, enquanto caminhava pela praia, reparei num homem que se baixava, pegava em algo da areia e lançava ao mar. Fazia-o reptidamente.

Aproximei-me e dei conta que o que o homem apanhava eram estrelas-do-mar que as ondas depositavam na areia. E, uma a uma, atirava-as de novo ao mar.

Admirado, perguntei-lhe o que andava a fazer e ele respondeu-me:

- Estou a mandar estrelas-do-mar novamente para o oceano.

Como pode ver, a maré está baixa, e estas estrelas ficam na areia da praia, se não as atiro ao mar, morrerão aqui por falta de oxigénio.

- Percebo, mas deve haver milhares sobre a praia. Não podes devolvê-las todas ao mar. E talvez não dês conta, mas isto acontece em muitas praias ao longo da costa. Não estás a fazer algo que não faz snetido?

O homem sorriu, inclinou-se e apanhou uma estrela-do-mar; e enquanto a lançava de volta ao mar, respondeu:

- para esta sim, faz sentido!"

 

Pela mão de Deus , somos lançados constantemente ao mar da vida; porque ele aposta em mim, precisa de mim, lança-me, convida-me a arriscar, a ir de novo, a caminhar...

 

Abertura JEF

 

O ano de actividades JEF começou formalmente na capela do Centro D. Abílio Vaz das Neves em Macedo de Cavaleiros. Esta comunidade acolheu os 36 jovens de 8 grupos JEF, que aceitaram o desafio de participar no lançamento do ano pastoral.

Depois da oração Paulina realizada na capela, o secretariado apresentou o plano de actividades para este novo ano de corrida apostólica. No final, e ainda antes de almoço, os jovens tiveram de correr e correr muito até chegar à meta. Nesta corrida houve alguns desafios e algumas canseiras, próprias de atletas que só agora começaram as competições. De seguida apresentamos algumas cartas que eles escreveram para nós. Vejam como valeu a pena a corrida!

 

  • "Jovens! Não vale a pena ter vergonha do que sois. Se os outros gozam não ligueis ao que eles dizem. Sê tu mesmo e assume a tua fé sem medo, pois quem gosta de ti vervadeiramente, não te julga, perdoa-te."
  • "Caros jovens! No nosso dia-a-dia temos de enfrentar muitos obstáculos. Tal como S. Paulo devemos acreditar que, com a força de Deus, seremos capazes de superar seja o que for."
  • "Para ti, meu caro jovem! Todos os jovens podem amar melhor, fazendo o bem. O amor não é invejoso. Devemos partlhá-lo. Não procuremos o nosso próprio interesse, mas estejamos atentos ao outro. Sê bom!"
  • "Jovem! Quantas perguntas fazes tu diariamente? Quantas respostas obténs? Quantas vezes te perguntas que caminho seguir? Que escolhas fazer? Em quem acreditar? Em quem confiar? E muitas outras questões que te são colocadas e que colocas... O Espírito Santo ajuda-te a encontrar as respostas... Ele é a sabedoria. Agradeçemos a sua presença e acção e sejamos testemunhas do amor. Serás feliz!"
  •  "Jovens! Porque não evangelizamos? Porque nos falta a energia para falar de Deus? Porque pomos Deus de parte e colocamos no centro apenas os nossos interesses?"
  • "Jovens! O facto de sermos um só corpo não implica que todos tenhamos de ser iguais. Embora todos nós saciemos com o Pão da Vida, nem todos o sabem saborear. Saciai a vossa fome em Cristo! Mas para que essa fome seja verdadeiramente saciada, temos que correr riscos e obstáculos com determinação e ter esperança de que com Cristo tudo se supera. Se Jesus nos ama, não tenhamos medo da nossa resposta. Ele é único!"
  • "Caros Jovens! O Senhor é o capitão da nossa equipa e sem a Sua força é impossível participar neste jogo que é a vida. Por mais que tentemos evitá-lo, Ele está sempre presente nas nossas vidas, pois Ele é omnipotente e omnisciente. caminhemos, cada um a seu ritmo, mas o Senhor não nos deixa sós."

"Deus não é um ser indiferente ou longínquo, pois não estamos abandonados a nós mesmo."

João Paulo II

 

Lanço-me

 

"Custa sempre lançar-me!

É arriscado, Senhor!

Quando a corrente parece contrária

E a água é demasiado fria...

É dificil lançar em ti

A minha Juventude,

Confiar-te totalmente

Tudo o que tenho e sei...

Porque tu queres tudo!

E eu, cansado umas vezes,

Sozinho e sem rumo outras,

Sinto-me tentado a viver

Em contínuo descanso...

Aqui estou, Senhor!

Esta paz, este silêncio...

Não são a música de fundo

Da minha vida diária.

Aqui ouve-se tudo...

Ouço a tua palavra!

Mas tenho medo.

Medo de tomar

A minha vida nas mãos.

Estou cansado, Senhor...

Cansado de fazer sempre

A mesma coisa,

Cansado de andar

De um lado para o outro,

Quase sempre sem parar.

Estou cansado da velocidade,

Cansado do ruído

E da música estridente...

Estou cansado do stress

E do vazio em que vivo.

Eu sei que tenho

De me lançar!

Para Ti e para o mundo!

Dá-me uma vontade infinita!

E eu entregar-me-ei,

POrque sinto que veces

Em mim,

Conquista-me, Senhor!

Confiante,

Atiro-me, lanço-me!

Apanha-me, senhor!"

 

Com os Grupos de jovens

 

O Secretariado começou já as suas visitas aos grupos. As Irmãs do secretariado já estiveram nos grupos de Loivos e Macedo de Cavaleiro, (grupo do Centro D. Abílio e o grupo Cidade).

Em Loivos estavam presentes 16 jovens, no dia 26 de Outubro e em Macedo estavam 16 jovens presentes , no dia 23 de Novembro.

 

Encontro de Animadores - 15 de Novembro de 2008

 

Com a preciosa ajuda do sr, Padre Eduardo Novo (MIC), 16 jovens das equipas de animadores de 5 gruypos fizeram caminhada no conhecimento da vda e missão de São Paulo.

O Lar de Nossa Senhora do Amparo acolheu esta equipa corajosa no dia 15 de Novembro de 2008.

Todos foram convidados a não se deixarem conformar, nas a deixarem-se transformar pela fé.

"Deixar de ser amorfos, apáticos, sonecas, molengas. Afinal vale a pena! Sabemos para onde vamos, para quem vamos.

Deixemos de andar frustrados e tristes, Ele age por nós!"

Paulo lança-se na aventura da vida porque faz a experiência do encontro com Cristo, o que o leva a uma conversão, mudança de vida.

Na tarefa de animação é a fé Cristo que nos move e torna possível a nossa issão tão desafiante.

Na parte da tarde foi distribuída pelos grupos representados a proposta de esquemas para as reuniões de grupos.

A supresa surgiu quando a cada grupo foi entregue um envelope gigante que o grupo irá enriquecer com mensagens, cartas e trabalhos vários até à Assembleia JEF, onde serão trocados aleatoriamente.

No final do encontro ainda houve tempo para um delicioso magusto.

Bom trabalho!

 

Correio

 

M-ais uma carta chegou ao nosso correio para vós.

Desta vez parece uma lição de arquitectura ou engenharia.

Fala-nos de construções bem ajustadas e de pedras angulares, de alicerces, de casas e habitações.

Sim, também nós somos convidados a construir a casa de Deus, não de uma forma passiva mas integrados na construção, para formarmos uma habitação de Deus, pelo Espírito.

Como fazer parte desta habitação?

Como construir em mim uma casa para Deus?

Como ser pedra viva no templo que é a Igreja?

Pelo Espírito, é Ele quem nos ensina a construir.

É ele quem nos fortalece nos trabalhos.

É ele quem ilumina as noites de cansaço.

Neste tempo de construções de presépios, muito gostará o Menino de encontrar em mim uma gruta para descansar.

 

Ef 2, 19-22

"Portanto, já não sois estrangeiros nem imigrantes, mas sois concidadãos dos santos e membros da casa de Deu, edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, tendo por pedra angular o próprio  Cristo Jesus.´É nele que toda a construção, bem ajustada, cresce para formar um templo santo, no Senhor. É nele que também vós sois integrados na construção, para formardes uma habitação de deus, pelo Espírito."

 

Sínodo

 

A Mensagem final da XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que aconteceu no Vaticano, foi já publicada. Os delegados dos episcopados católicos de todo o mundo defendem a presença da Bíblia nas famílias, nas escolas e no mundo da cultura, utilizando também a "comunicação informática, televisiva e virtual."

O texto divulgado pela página oficila do Sínodo, divide-se em quatro capítulos, ("A voz da Palavra: a Revelação"; "O rosto da Palavra: Jesus Cristo"; "A casa da Palavra: a Igreja"; As estradas da palavra: a missão") e 15 pontos.

"A Bíblia deve entrar nas famílias, para que os pais e os filhos a leiam, rezem com ela e esta seja para elas uma luz para os passos no caminho da existência", pode ler-se. Os Bispos reunidos no Vaticano destacam-se que as "Sagradas Escrituras devem entrar também nas escolas e nos âmbitos culturais, porque foram durante séculos a referência capital da arte, da literatura, da música, do pensamento e da própria ética comum".

"A sua riqueza simbólica, poética e narrativa torna-a uma bandeira da beleza, seja para a fé, seja para a própria cultura, num mundo muitas vezes desfigurado. Os fiéis são convidados a "guardar a Bínlia" nas suas casas, para que "leiam, aprofundem e compreendam plenamente as suas páginas", transformando-as em "oração e testemunho de vida" e deixando espaços de silêncio neste processo.

 

Terminamos este post por hoje, (onde apresentamos os principais destaques do jornal Semeando, da JEF - movimento ao qual pertencemos, como grupo de jovens), renovando em conjunto com a JEF, os votos de Bom Ano de 2009, cheio de alegria e paz

Até amanhã e boa semana...

Publicado por gjemanuel-chaves às 22:09
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?
BlogBlogs

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Santo Natal e Próspero An...

Atividades de Natal

Convívio de S. Martinho 2...

Benção das Camisolas

OBRIGADO(A) PELAS 0010005...

Resposta ao Comentário so...

Preparação para Domingo

Camisolas do Grupo

Reunião de 16 de Outubro

Reportagem sobre o Convív...

Arquivos

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags

Links

On-line

online

Visitas


View My Stats
blogs SAPO

subscrever feeds