Add to Technorati Favorites
Terça-feira, 30 de Dezembro de 2008

Projecto - O Ninho

Olá! Hoje apresentamos-te mais um projecto que tem como objectivo ajudar os outros, (pessoas que necessitam de ajuda).

O tema, Projectos surgiu desde a criação do blog do grupo de jovens, para necessidade de divulgar grupos, associações ou ordens religiosas católicas, que tem como missão ajudar os outros, (podem ser crianças, adultos ou idosos).

Neste tema preocupamo-nos em divulgar um pouco sobre cada projecto, a sua missão e como se pode ajudar nesse projecto.

O projecto que te apresentamos hoje, é da Instituição o Ninho.

O Ninho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem por objectivo a promoção humana e social de mulheres vítimas de prostituição.
O Ninho conhece, analisa e intervêm na prostituição de rua e noutros locais de prostituição, nomeadamente em: pensões, bares de espera, bares de alterna, hotéis de cinco estrelas, casas de passe fechadas, casas de massagens, agências, bares de luxo.
O Ninho, ao longo dos anos, tem tido uma intervenção séria e coerente na denúncia da prostituição, das suas causas e consequências.

Parte do conhecimento adquirido ao longo de quase quatro décadas de trabalho directo com pessoas prostituídas e da troca de experiências com organizações congéneres da Europa e do Brasil.

 

Princípios de “O Ninho”

 

Que a prostituição é uma violação dos Direitos Humanos, uma exploração que decorre das injustiças e desigualdades sociais (entre homens e mulheres, ricos e pobres, adultos e crianças).
Que não se combate a prostituição com medidas coercivas, mas por uma política social global, uma transformação das estruturas e uma mudança de mentalidades.
Que é uma empresa comercial gigantesca que despreza a dignidade humana em nome da rentabilidade financeira.
Que não se proíba a prostituição, mas sim que se reprima realmente o proxenetismo organizado.
Que legalizar a prostituição, é legalizar máfias e organizações criminosas, que traficam crianças, mulheres e jovens tornando-os escravos dos tempos modernos, apoiando a violência institucionalizada pelo Estado, tornando-o proxeneta pactuando com criminosos.

 

Metodologia Contrato-Afecto

Os serviços vão sendo estruturados de acordo com as solicitações feitas pelas mulheres e com a aprendizagem que os técnicos foram fazendo ao longo do seu percurso de trabalho directo com as mulheres.
 

Conhecemos a origem social das mulheres e dos clientes.

Conhecemos os proxenetas (os companheiros, como elas dizem)

Conhecemos mulheres que foram traficadas, vendidas para certos países.

O tráfico de mulheres é organizado por associações criminosas.

 

Contrato Afecto

O Ninho faz o acompanhamento social das mulheres e seus agregados familiares, que buscam caminhos de mudança e que se traduz num processo metodológico de uma relação contratual, que exige uma relação de proximidade e uma relação afectiva (envolvimento emocional controlado) entre os técnicos de O Ninho e as mulheres prostituídas.

 

A História

 

O Ninho foi fundado em Portugal em 1967, seguindo o modelo de O Ninho francês criado em Paris pelo Padre André Marie Talvas, em 1936.

A história de O Ninho insere-se assim na história do trabalho de colaboração entre os Movimentos do Ninho da França, da Bélgica (1980), do Brasil e de outras organizações e movimentos que trabalham directamente com pessoas prostituídas.

O Ninho nasce a partir das necessidades sentidas pelas mulheres prostituídas e estrutura uma metodologia de intervenção que se vai adequando às realidades.

Conhecer o meio prostitucional e os seus agentes foi o início de uma intervenção inovadora que, na década de sessenta poucas pessoas compreendiam.

 

Intervenção Comunitária Justificada  

A economia tornou-se global e as pessoas já não são recrutadas apenas na periferia das grandes cidades ou nas zonas pobres de Portugal.

Já não são só as filhas de portugueses pobres que se prostituem. O campo de recrutamento cresceu. Hoje, em diversos locais da cidade, multiplicam--se jovens africanas, asiáticas, brasileiras, da América Latina, da Europa de Leste que sofrem diante dos nossos olhos a forma mais violenta de escravatura.

O Ninho, desde 1989, tem vindo a alertar para os perigos da globalização das redes de proxenetismo que traficam jovens, mulheres e crianças para a indústria global do sexo.

 

FEDIP - Federação Europeia para o Desaparecimento da Prostituição  

O Ninho é membro fundador, em 1992, conjuntamente com a França, a Bélgica e a Espanha, da Federação Europeia para o Desaparecimento da Prostituição (FEDIP).

A FEDIP toma posição pública face à problemática da prostituição”não se facilita nem se regulamenta uma escravatura. Visa-se o seu desaparecimento.”

A adesão à FEDIP está aberta às Associações que:

•  Trabalhem na esfera da prevenção e para o desaparecimento da prostituição;
•  Estejam em contacto e acompanhem as pessoas que se prostituem ou que deixaram a prostituição;
•  Tenham uma acção efectiva sobre as causas da prostituição, em solidariedade com as pessoas prostituídas.

 

Informação

O Serviço de Informação informa a população em geral da problemática da prostituição, suas causas e consequências.

Combate a mentalidade vigente face à prostituição.

Denuncia as desigualdades de oportunidades e injustiças sociais que se encontram nas causas da prostituição.

Sensibiliza os poderes públicos de modo a empenhá-los e comprometê-los na tomada de medidas concretas que permitam o desaparecimento da prostituição como problema social.

 

Trafico de mulheres para exploração sexual

Prostituição é a efectivação de práticas sexuais, hetero ou homossexuais, com diversos indivíduos e remuneradas, num sistema organizado.

O meio prostitucional funciona como um mercado de oferta e de procura. Oferta por parte da mulher que se vende, procura por parte do homem que a compra. Este é o caso mais simples, mas o mais raro. Na maioria dos casos (oito ou nove em cada dez), segundo observadores na Europa, intervém uma terceira pessoa:

- o organizador e explorador do mercado, o chulo ou proxeneta, o proprietário de casas fechadas, salões de massagens, fornecedor de quarto de hotel ou de estúdios ... (Relatório de Jean Fernand Laurent, a pedido da ONU, 1983).

 

Esperança na mudança

 

As oficinas de O Ninho têm por objectivo promover a transição do meio prostitucional para o mundo do trabalho de mulheres prostituídas, através da aprendizagem e do treino ao trabalho.

Os produtos confeccionados nas oficinas, são vendidos e o produto dessa venda reverte a favor das mulheres.

Este artesanato pode ser adquirido directamente nas oficinas situadas na Rua Luciano Cordeiro nº 59 4º 1150-212 Lisboa Telefone/Fax: 213527444 das 9h às 12.30 e das 14h às 17.30, ou no Quiosque de O Ninho que fica na Av. 5 de Outubro (frente à Maternidade Dr. Alfredo da Costa) das 11.30 às 17h.

 

Como Ajudar

 

Todas as pessoas podem ajudar o "NInho" através de um donativo bancário, todas as contribuições ajudam a que os projectos lançados pelo Ninho possam ser concretizados, ajudando mais e melhor as mulheres a saírem da Prostituição.

 

Em 2003 esta Associação recebeu da Assembleia da República o Prémio Direitos Humanos.

 

Deixamos, como habitual os contactos desta associação, para alguma dúvida ou poder ajudar de outra forma esta Associação:

Associação "O Ninho"

Rua Luciano Cordeiro nº 59 4º
1150-212 Lisboa
Telefone/Fax: 213527444
Telefone: 213530273

e-mail: geral@oninho.pt

Site: www.oninho.pt

 

P.S.: Em breve partilharemos contigo todas as orações do grupo, de forma semanal e também o cancioneiro completo, (com todas as músicas que cantamos na Missa das 11.30 na Paróquia de Santa Maria Maior). Pois neste momentos estamos a informatizar toda a documentação do grupo. Agradeçemos a tua compreensão.

Pedimos desculpa por no último domingo não apresentarmos notícias sobre a Reunião Semanal do grupo, mas esta não se realizou, combinamos antes para o domingo seguinte, dia 4 de Janeiro de 2009; já a pensar nas actividades a realizar durante o ano.

 

Até amanha com mais novidades.

Publicado por gjemanuel-chaves às 14:44
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?
BlogBlogs

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Santo Natal e Próspero An...

Atividades de Natal

Convívio de S. Martinho 2...

Benção das Camisolas

OBRIGADO(A) PELAS 0010005...

Resposta ao Comentário so...

Preparação para Domingo

Camisolas do Grupo

Reunião de 16 de Outubro

Reportagem sobre o Convív...

Arquivos

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags

Links

On-line

online

Visitas


View My Stats
blogs SAPO

subscrever feeds