Add to Technorati Favorites
Domingo, 23 de Novembro de 2008

Reunião semanal...As Epístulas de São Paulo

Ola! Espero que o teu fim de semana esteja a ser bom e bem proveitoso, tal como o nosso.

Hoje de manhã na reunião do grupo, tivemos a presença das manas Sá: Inês e Rita e também da Sandra, (que como estão a estudar na Universidade no Porto, não podem vir todos os fins de semana a Chaves e participar no grupo).

Com a presença destas nossas amigas e como para este domingo tinha ficado a Inês de apresentar a oração, a oração do Vítor, fica para apresentar no próximo fim de semana.

O tema apresentado pela Inês é: As Epístulas de São Paulo.

 

 

I Parte

Introdução:

Quando a Igreja se começou a espalhar por diversas cidades, surgiu uma nova forma de comunhão e de ensinamento, as Epístulas, dirigidas por alguns dos Apóstolos às novas comunidades. estas cartas testemunharam a fé das primeiras comunidades cristãs que, ao recebê-las, as coleccionaram e conservaram, tornando-as os primeiros textos do Novo Testamento.

 

De seguida apresentam-se 3 cartas de São Paulo sintetizadas aqui, (podem ver cada carta de São Paulo na Bíblia, no Novo Testamento).

 

Epístolas aos Tessalonicenses

Tessalónica era uma importante cidade comercial. Por volta dos anos 50. Paulo anunciou a Boa Nova nessa cidade, (cf Act 17, 1-10), ams depressa teve de partir, devido a uma perseguição desencadeada pela comunidade judaica. Paulo lançou nessa cidade as bases de uma Igreja proveniente de ambiente pagão. Porém, o apóstolo sentia uma grave preocupação; é que ele tinha consciência de ter dado apenas uma rudimentar formação a estes novos cristãos. Não podendo voltar de novo áquela cidade, enviou-lhes de Atenas, Timóteo e com ele a sua primeira Epístola que é cronológicamente, o primeiro texto do Novo Testamento.

Nela, Paulo dirige a Deus uma lnga acção de graças. 

Nela sente-se o entusiasmo de uma comunidade nascente, onde o amor fraterno e a generosidade anunciavam já o «Mundo Novo» que indiciava o regresso do senhor. Porém, permanecia uma dúvida, em forma de pergunta, acerca da última vinda do Senhor; Esses ficariam privados de O ver? A primeira Epístola de S. Paulo aos Tessalonicenses responde a essa pergunta.

 

Epístola aos Coríntios

Quando S. Paulo escreveu a primeira Epístola aos Coríntios, na Primavera do ano 56 e durante a sua terceira viagem missionária, (Act 19) a comunidade de Corinto tinha apenas cinco anos de existência. A maioria dos critãos era gente simples, contava-se mesmo entre eles algusn escravos.

Os coríntios formavam uma comunidade marcada pela alegria jubilosa pela chegada do primeiro anúncio do Kerigma cristão. Porém, esse entusiasmo precisava de ser aprofundado e estruturado para se não correr o risco da perda da mensagem evangélica que continua em si mesmo.

Foi da cidade de Éfaso que S. Paulo enviou a sua primeira Epístola aos Coríntios. Na sua carta, Paulo aprofunda diversas questões: a necessidade do Dom da Unidade face às questões que surgiram entre os Cristãos de Corinto; salienta a importância de que a comunidade siga as normas morais fundamentadas no Evangelho. 

Por volta dos finais dos anos 56 ou 57, Paulo dirigiu-se a Corinto, passando por Troade, na Ásia Menor, e pela Macedónia. Em Corinto havia um membro da comunidade que perturbava e dividia a comunidade cristã, acusando o próprio apóstolo de vários erros e pecados. Paulo, ao ter conhecimento destas dificuldades, enviou-lhes desde Troade, como mediador, o seu discipulo Tito. Ao chegar à Macedónia, recebeu boas notícias, pois o autor do escândalo tinha-se arrependido e a Igreja de Corinto vivia de novo em paz. 

É neste contexto que surge a segunda Epístola aos Coríntios. Ele envia-lhes o seu perdão e o seu conforto. Tira com eles a lição para o futuro e lançar-lhes o apelo à generosidade, para que entre as Igrejas passe a haver partilha, sugerindo um gesto solidário para com a Igreja-Mãe de Jerusalém através de uma colecta a favor dessa Igreja.

 

Epístolas aos Gálatas e aos Romanos   

Foi provavelmente durante a sua segunda ou terceira viagem missionária que o Apóstolo dos Gentios evangelizou os gálatas, uma população celta imigrada no Norte da actual Turquia. Por este tempo, surgiu uma franja de cristaos judaizantes que endureceram as suas posições face ao acolhimento dos gentios no seio das comunidades cristãs pelos sacramentos da iniciação cristã.

A Epístola aos Gálatas foi redigida provávelmente em Éfaso, entre os anos 56 e 57, e constitui a proclamação da gratuidade de Deus, pois o homem é salvo pela Misericórdia de Deus operada em Nosso Senhor Jesus Cristo e não pelas obras da lei. 

Posteriormente, na Epístola aos Romanos, Paulo retomou e aprofundou o tema da salvação pela fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pode dizer-se que toda a Carta aos Romanos pretende favorecer a reconciliação entre os cristãos judaizantes e os que provinham da gentileza e que todo o seu espírito conduz ao apelo: «Acolhei-vos uns aos outros como Cristo vos acolheu para glória de Deus» (Rom  15, 7).

 

Espero que tenham gostado desta primeira parte da oração que desde já, possam reflectir sobre cada uma destas Cartas de São Paulo, (pois este ano celebra-se o Ano de São Paulo).

Lembramos que podem sempre partilhar a vossa opinião sobre este ou outro tema apresentado aqui no blog e também podem partilhar orações, músicas e outros neste blog.

 

P.S.: A segunda parte desta oração aparecerá aqui em breve....

 

Boa noite e boa semana...

Publicado por gjemanuel-chaves às 21:23
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?
BlogBlogs

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Santo Natal e Próspero An...

Atividades de Natal

Convívio de S. Martinho 2...

Benção das Camisolas

OBRIGADO(A) PELAS 0010005...

Resposta ao Comentário so...

Preparação para Domingo

Camisolas do Grupo

Reunião de 16 de Outubro

Reportagem sobre o Convív...

Arquivos

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags

Links

On-line

online

Visitas


View My Stats
blogs SAPO

subscrever feeds